Abaixo, segue o diagrama de classes do Sistema QualiVerify.
Aguardamos seus posts.
Besos
Capra & Leite
Blog criado para apresentação da documentação gerada da ferramenta QualiVerify. Toda essa idéia surgiu na disciplina de Modelagem de Sistema de Informação ministrada no Mestrado em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.
Ola Meninas!
ResponderExcluir1-É simplezinho assim mesmo? É um sistemas de cheklist, para verificar se um processo segue determinado padrão?
2-Apesar de ser um modelo conceitual, seria legal ver as cardinalidades Usuário->Cheklist->ModeloDeQualidade. Pelo que entendi são todas 1-0..n estou enganado?
Bjs meninas.
Fábio Gabriel
Meninas,
ResponderExcluirSenti falta das cardinalidade e dos atributos das classes. Acho que ajuda a entender o sistema em si.
Bjos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOiê !
ResponderExcluirConcordo com a Juliana, acho que a cardinalidade poderia enriquecer mais o trabalho.
Outra coisa que eu fiquei pensando: a classe questão poderia ficar ligada ao checklist e não na área de processo. Eu li o documento de visão de vocês e a solução proposta diz que "O sistema deverá auditar um determinado processo por meio de questionamentos pré-estabelecidos de acordo com cada modelo de qualidade." Após esta leitura, deduzi que o modelo de qualidade é composto por questões, então a classe questão ficaria entre o checklist e a classe modelo de qualidade. Isto procede ou eu entendi errado ?
O diagrama parece de acordo com os objetivos do sistema, quanto ao maior detalhamento, acredito que pode ser feito no projeto final
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirFIquei só meio perdida com a classe "questão". Abçss
Angela Paula
Meninas, o diagrama está bem objetivo. Só recomendo colocarem as cardinalidades.
ResponderExcluirBeijos
Meninas, bom dia.
ResponderExcluirO diagrama me parece correto, mas seria importante acrescentra a cardinalidade.
Valeu,
Marco Damiani
Meninas, além do que já foi dito sobre as cardinalidades e atributos, gostaria só de ressaltar o cuidado com a representação de composição, ela é problemática (lembram da história: a parte não existe sem o todo). Mas parabéns pela coragem, de usar composição e de construir um diagrama tão simples.
ResponderExcluirBjs.
Oi meninas... é ruim postar mais do mesmo, mas senti falta da cardinalidade e dos atributos, apesar de ser um diagrama pequeno, de fácil compreensão. Esse segundo ponto é uma vantagem, pois o entendimento é rápido!
ResponderExcluirbjs!
Olá, meninas!
ResponderExcluirSem atributos e multiplicidades fica meio difícil entender 100% o diagrama. Analisando o projeto de vocês, eu percebo que as classes estão corretas, pois conseguem mapear o que foi apresentado nos artefatos gerados anteriormente. Vocês podem até ter pensado em criar apenas o diagrama de negócio (apenas os nomes das classes). Mas quando percebi que vocês usaram alguns recursos da UML (generalização, composição), eu reparei que vocês devem ter esquecido os atributos e multiplicidades.
Boa noite,
ResponderExcluirBem simples o diagrama, mas representa a base do projeto, porem senti falta dos atributos e da multiplicidade.
Uma pergunta, pelo relacionamento de vcs o usuário esta ligado ao checklist, mas eu não consigo saber quando esse usuário esta associado como auditor ou como gestor, uma vez e ambos são herança
Olá pessoas, boa noite. Achei o diagrama bem simplificado, especialmente pela falta das cardinalidades. Porém, as classes representam o que vc´s se propuseram a apresentar no projeto de vc´s. Abçs
ResponderExcluirOla,
ResponderExcluirConcordo com o que foi falado, o diagrama está em muito alto nivel, talvez seria melhor um pouco mais de detalhamento.
abraçoss
Julliano Pintas
Oi, tá legal o diagrama, simples e explicativo. Só acho, pelo que entendo que faltam as cardinalidades. Não?
ResponderExcluirHerli Menezes